sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Por Alfredo Brites



Como alcançar – e manter – a felicidade, segundo psicólogo.

 

 A busca por esse sentimento maravilhoso e efêmero orienta diversas decisões de nossas vidas, já que ninguém fica enjoado de ser feliz.
Existe um conceito errado de que, ao buscar novos desafios profissionais, ter mais dinheiro ou relacionamentos amorosos nos trará mais felicidade.
Diversas pesquisas são conduzidas pelo mundo com o intuito de entender o que realmente faz os humanos felizes e livros sobre o tema abordam alguns temas chave para que pessoas alcancem alegria duradoura na vida.
O quanto realmente controlamos nossa felicidade?
Muitos confundem a felicidade com o pico de euforia momentâneo gerado pelo acúmulo de bens e/ou experiências. Pessoas buscam de forma incessante uma promoção no trabalho para terem mais dinheiro ou procuram maior estabilidade familiar e acreditam que dessa forma serão felizes.
Parte da nossa felicidade é determinada por nossos genes. Diversos estudos realizados nos últimos 10 anos indicam que a genética influencia entre 30% e 80% da felicidade. Um grande estudo com 20 mil pares de irmãos gêmeos descobriu que praticamente 33% da variação da satisfação com a vida é gerada por diferenças genéticas.
Outros estudos sugerem que nossa atitude em relação à vida influencia de 10% a 60% nos níveis de felicidade.
Matematicamente, considerando esses dados, em torno de 10% de nossa alegria pode ser atribuída a eventos externos. Mudanças profissionais, melhores condições financeiras ou novos relacionamentos representam uma pequena parcela do nosso sentimento de felicidade.
A “esteira hedônica”
Um fenômeno psicológico chamado “adaptação hedônica”  - cunhado nos anos 1970 – diz que todos temos um nível básico de felicidade que é basicamente inalterável, independente do que venha a ocorrer em nossas vidas.
Um exemplo da aplicação deste fenômeno seria quando alguém consegue uma promoção e fica muito feliz. Aquela euforia é momentânea e logo aquela pessoa regressará ao nível básico.
No início da década de 90, o psicólogo britânico, Michael Eysenck, comparou essa necessidade humana de sempre buscar esses momentos de alegria com uma esteira. Você anda em cima dela, mas não sai do lugar. Você pode ter picos de felicidade, mas sempre voltará ao nível padrão. Por isso, o fenômeno, atualmente, é mais conhecido como a “esteira hedônica”.
Como mudar as coisas para melhor
Existem diversos métodos, cientificamente comprovados, para melhorar seu bem-estar e sua felicidade no longo prazo.
1. Medite: Diversas pesquisas indicam que a meditação auxilia a suprimir sentimentos de depressão e ansiedade.
2. Saia de casa: Um estudo avaliou um grupo de estudantes que passou duas noites na floresta e outro grupo que ficou em casa na cidade. O primeiro grupo apresentou menores níveis de cortisol (hormônio associado ao estresse) do que o grupo que permaneceu da cidade.
3. Envolva-se em atividades culturais: Uma pesquisa que analisou depressão, ansiedade e a satisfação pessoal em mais de 50 mil pessoas na Noruega, concluiu que pessoas com maior envolvimento em atividades culturais, como afiliar-se a um clube ou assistir a uma peça de teatro, apresentam menores índices de depressão e ansiedade, enquanto mostram uma maior satisfação com sua qualidade de vida.
4. Gaste dinheiro com outros: Um experimento de 2008 entregou a 46 voluntários um envelope com dinheiro. Metade das pessoas foi orientada a gastar o dinheiro com presentes ou doações para outros, a outra metade deveria gastar o dinheiro consigo mesmo. Os pesquisadores mediram o nível de felicidade de todos antes e depois da experiência e os resultados mostraram que aqueles que gastaram o dinheiro com outras pessoas estavam mais felizes que os que gastaram consigo.
5. Seja voluntário: Em uma análise de 40 pesquisas realizadas nos últimos 20 anos foi descoberto que uma atividade se destacava em relação à saúde psicológica: ser voluntário. Pessoas que fazem trabalho voluntário mostraram-se menos propensas à depressão e apresentaram maiores níveis de satisfação pessoal.
Conclusão: Se você deseja melhorar o seu humor de forma perene, concentre-se em seu estado de espírito atual, seja grato pelo o que você tem, pare e aprecie tudo isso.
ÉPOCA NEGÓCIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário